Utilização de Cookies

O nosso website utiliza cookies, o que permite a recolha de informação anónima que nos ajuda a melhorar a performance do nosso site.

Ignore esta mensagem caso queira continuar.

Perguntas frequentes sobre máquinas de secar roupa

Faqs Máquinas de secar roupa

Quer seja por necessidade ou comodidade, é possível que tenha optado por equipar a sua casa com uma máquina de secar roupa. Para conhecer todas as suas vantagens e resolver as dúvidas sobre a sua utilização, respondemos aqui às questões mais frequentes. Retire o máximo partido dos seus eletrodomésticos!

Como devo colocar a roupa dentro da máquina de secar roupa?

Em primeiro lugar deverá separar a roupa em tecidos similares, esvaziar os bolsos e fechar os fechos. Aconselhamos a colocar em primeiro lugar as peças grandes e misturá-las com as pequenas para que a secagem seja mais satisfatória.

O programa de secagem é muito lento. O que posso verificar antes de ligar aos Serviços Técnicos?

Antes de contactar o nosso Serviço Técnico Oficial aconselhamos que limpe o filtro e verifique se a mangueira de drenagem não está obstruída. Tenha em conta que outros fatores, como o ambiente húmido, também podem afetar a duração do programa.

A que se deve uma ineficaz secagem da roupa?

Para que a máquina de secar roupa faça bem a sua função evite colocar muita quantidade de roupa. Tenha em conta outros fatores como, por exemplo, peças de roupa muito grandes ou tecidos muito diferentes. Nestes casos é normal que a secagem não seja igual ou que as peças de roupa não fiquem todas secas. Isto não quer dizer que a máquina de secar roupa esteja estragada.

Verifique a carga e, se o problema persistir, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740. Pode ocorrer também que os eletrodos estejam sujos, pelo que aconselhamos limpá-los com um pano húmido.

É normal que a roupa saia com muitos vincos?

A temperatura de secagem e a quantidade de roupa que colocamos são os fatores que determinam se a roupa fica ou não com vincos. Quanto mais alta for a temperatura e mais cheio estiver o tambor, mais vincos ficarão na roupa.

O que é o programa anti-vincos?

Como o nome indica, este programa evita que a roupa fique com vincos. Se o selecionar, a máquina de secar roupa gira regularmente a roupa até finalizar a secagem.

A máquina de secar roupa não liga. O que se passa?

Antes de contactar o nosso Serviço Técnico verifique se a sua máquina de secar roupa está ligada à rede elétrica e com a porta bem fechada. Se tudo estiver correto, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740.

Que precauções deverei ter para uma boa utilização da minha máquina de secar roupa?

Tenha em conta estas recomendações para uma ótima utilização da máquina de secar roupa: verifique a etiqueta; os tecidos sintéticos devem ser retirados logo após terminar a secagem para evitar a formação de vincos. Não coloque roupa que contenha borracha ou materiais derivados, nem tecidos que tenham sido limpos recentemente com produtos de limpeza.

Quanta energia consome uma máquina de secar roupa?

Uma máquina de secar roupa consome em média cerca de 3,5 kWh para secar uma carga completa de roupa de algodão. Para diminuir o seu consumo poderá verificar se o ar circula bem para o exterior e que a casa está bem arejada, caso o modelo seja uma máquina de exaustão. Tenha em atenção que se o ar absorvido pelo aparelho estiver húmido, a secagem irá durar mais tempo, aumentando o consumo da máquina.

Outra opção é colocar apenas a roupa bem centrifugada, a 800 ou 1.000 rpm, dado que uma velocidade de centrifugação mais fraca deixa a roupa mais húmida. Se, ao contrário, utiliza uma velocidade mais elevada, corre o risco de não gostar do resultado - a roupa estará menos suave e mais enrugada.

Aconselhamos, ainda, evitar secar uma carga em várias vezes, uma vez que o consumo de energia é muito maior que o de uma carga completa.

Que deverei limpar para a perfeita manutenção da minha máquina de secar roupa?

Siga estes conselhos para manter a sua máquina de secar roupa em perfeito estado:

- Limpe o filtro da porta de forma periódica

- Quando acaba a secagem retire todo o cotão

- Limpe os sensores de humidade com uma esponja e com a ajuda de um produto especifico para eliminar o calcário.

Nas máquinas de secar roupa com um condensador convencional, também deverá limpar o condensador, uma vez que estes modelos não têm limpeza automática.

Como limpar o condensador de uma máquina de secar roupa?

Para limpar o condensador, deverá desbloquear e abrir a gaveta de manutenção que está colocada na parte inferior, ao lado da ventilação. A seguir, mova as alavancas de bloqueio uma para outra e extraia o condensador. Depois limpe o condensador com água quente e escorra completamente. Quando terminar esta tarefa deverá voltar a colocar o condensador na máquina de secar roupa e não esquecer do bloqueio das alavancas. Por último, feche a gaveta de manutenção para que o condensador funcione corretamente. Recomendamos a limpeza entre três a quatro vezes ao ano.

Como limpar o filtro de cotão de uma máquina de secar roupa?

O cotão e pequenos resíduos de sujidade podem acumular-se na parte inferior do filtro da sua máquina de secar roupa Balay. Pode eliminá-lo com um aspirador, tendo em conta que necessitará da ajuda de uma peça para chegar às zonas mais estreitas.

Como limpar o sensor de humidade de uma máquina de secar roupa?

Em primeiro lugar, localize o sensor que são duas barras junto ao filtro de cotão. Uma vez localizados, deverá limpá-los uma vez por mês com um pano macio.

Que precauções deverei ter ao limpar a minha máquina de secar roupa?

Não utilize dissolventes ou líquidos inflamáveis para a limpar. Desta forma evitará riscos desnecessários. Tenha em atenção que uma limpeza incorreta pode estragar a sua máquina de secar roupa. Também não a limpe com uma máquina de pressão, nem utilize produtos desengordurantes ou produtos de limpeza multiusos ou vapores.

Contactar a Balay

Contactar a Balay

Dias úteis das 08h30 às 20h00 e sábados (exceto feriados) das 09h00 às 18h00. 214 250 740

Onde comprar

Onde comprar

Quer saber quais são as lojas mais próximas?