Utilização de Cookies

O nosso website utiliza cookies, o que permite a recolha de informação anónima que nos ajuda a melhorar a performance do nosso site.

Ignore esta mensagem caso queira continuar.

Ver perguntas frequentes sobre placas de indução

Perguntas frequentes sobre placas de indução

Se optou por equipar a sua cozinha com uma placa de indução e tem dúvidas acerca da sua utilização, está no lugar certo. Aqui estão as respostas às perguntas que recebemos com mais frequência.

O que é a indução?

Nas placas de indução Balay, o indutor da fonte magnética gera um intenso calor diretamente na base do recipiente e não no vidro como acontece nas placas vitrocerâmicas. Isto consegue-se gerando uma corrente elétrica variável que provoca um campo magnético também variável, introduzindo uma corrente elétrica num segundo condutor, o recipiente para cozinhar, sem causar qualquer efeito em outro tipo de materiais com o vidro vitrocerâmico.

Que vantagens tem a placa de indução face às placas a gás ou vitrocerâmicas?

A rapidez é a diferença principal entre a placa de indução e qualquer outra placa. Isto implica que, por exemplo, o azeite ou água aquecem muito mais rápido. E, por isso, recomendamos que tenha todos os ingredientes necessários prontos antes de começar a cozinhar. Não deverá aquecer recipientes vazios, uma vez que podem sobreaquecer, perder a cor ou até deformar.

As placas de indução também são mais seguras porque o calor dissipa-se no momento em qu eo recipiente é retirado. Com esta tecnologia, as queimaduras acidentais desaparecem, ao ponto de poder colocar a mão sobre a placa sem sofrer qualquer lesão. Para cozinhar com a sua placa de indução Balay existe um último requisito: usar recipientes com base ferromagnética.

Através no nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740.

Ao acender a placa de indução, dispara o limitador de casa. A que se deve?

Deverá assegurar que não está a utilizar mais potência do que a contratada. As placas de indução dispõem de uma função denominada power management, a qual limita a potência total da placa, evitando que dispare o limitador de casa.

Se apesar desta limitação, a situação repete-se, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740

A placa de indução liga mas ao colocar o recipiente, desliga-se. Está avariada?

Não. Pode ocorrer quando liga a placa mas não seleciona nenhuma zona de confeção. Neste caso a placa de indução desliga mesmo que só passem poucos segundos entre um passo e outro.

Ao colocar um recipiente sobre a zona de confeção de indução, o indicador de potência pisca mas não aquece. Está avariada?

Se lhe acontecer esta situação, poderá verificar o seguinte:

1. O recipiente que está a utilizar é ferromagnético e o diâmetro está adequado para a zona.

2. Verifique também se a zona de confeção funciona com outros recipientes.

3. Desligue a placa e volte a ligar. Se depois não responder com nenhum sinal luminoso, desligue da eletricidade, espere 20 minutos e volte a ligar.

Se após seguir estas indicações, a placa continuar a não funcionar corretamente, contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do 214 250 740.

O recipiente é atraído por um íman, no entanto ao colocá-lo na zona de confeção de indução não é fornecida energia. Que deverei fazer?

Verifique se a zona de confeção funciona com outro recipiente. Se funcionar, o mais provável é que o primeiro recipiente não seja adequado. Lembre-se que deverá ter a base ferromagnética e o diâmetro adequado a cada zona. Se tudo estiver correto, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740.

É normal que a temperatura da placa diminua após algum tempo de utilização?

Sim, é normal. Em confeções prolongadas ou fritos a elevadas temperaturas, a potência da placa diminui. A sua placa de indução está equipada com sensores que detetam o excesso de temperatura e produzem uma redução automática da potência.

Se retiro o recipiente por algum tempo, a luz começa a piscar e apaga-se. É uma avaria?

É normal.

A luz a piscar indica que não há nenhum recipiente sobre a zona de confeção e, se não é colocado nenhum, a placa desliga de forma automática.

Os indicadores de calor residual demoram mais tempo a ligar que os de uma placa vitrocerâmica. É normal?

Sim, demoram mais a ligar. Isto também depende do nível de potência selecionado, do recipiente e da quantidade e tipo de alimento que vai cozinhar. Apesar destas zonas de confeção de indução não alcançarem as temperaturas das de radiação, podem permanecer muito quentes por uma utilização prolongada e por isso, esta situação, poderá acontecer.

Que tipo de utensílios de cozinha poderei utilizar?

Utilize recipientes com fundo plano e forte para evitar que se formem bolsas de ar, principalmente quando cozinha a temperaturas elevadas. Não utilize recipientes de alumínio porque podem produzir manchas na placa, nem de plástico. Para além disso, deverá ter cuidado com a utilização de utensílios de barro, uma vez que a areia que se desprende pode riscar o vidro da sua placa.

Através no nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740.

A placa de indução consome menos energia?

Sim, as placas de indução são muito mais rápidas que qualquer outro tipo de placa: o calor é gerado imediatamente. Para além disso, a indução pode ser regulada com precisão e reage com especial rapidez. Graças à indução, o consumo energético reduz até 20%. Dependendo do modelo, dois litros de água podem ferver em poucos minutos.

Como limpar a placa de indução?

A placa de indução é especialmente fácil de limpar uma vez que só aquece a superfície onde se coloca o recipiente. Desta forma, qualquer produto que derrame sobre a placa não se queimará.

Não utilize produtos abrasivos, apenas deve usar produtos que não risquem. Em geral, apenas com o passar de um pano húmido poderá limpar imediatamente, no entanto, ocasionalmente poderá utilizar um produto para diferentes tipos de placa. Deixe o produto repousar por um certo tempo e de seguida passe um pano. É importante que antes de começar a limpar, a placa esteja totalmente fria. No entanto, ao utilizar a função limpeza da sua placa Balay, poderá limpá-la mesmo enquanto cozinha, já que permite bloquear a placa por uns segundos.

Deve eliminar imediatamente os alimentos ou produtos, principalmente os que contêm açúcar, que se derramam na zona de confeção, com ajuda do raspador de vidro. Não utilize esponjas metálicas, produtos quimicos ou abrasivos.

Que deverei ter em consideração para instalar uma placa de indução?

A instalação da placa deve ser em bancadas de 30 ou 40 mm, sem silicone. Poderá ser instalada por cima de fornos ventilados mas não sobre outros eletrodomésticos?.

Para a instalação, deve deixar no mínimo 5 mm para saída de ar, ou seja 5 mm desde a o fundo da bancada, na abertura frontal e traseira.

Que ventilação é necessária deixar se quiser instalar uma placa de indução sobre uma gaveta?

Graças à construção das placas de indução Balay, é possível a sua instalação sobre uma gaveta sem necessidade de deixar nenhum tipo de ventilação dianteira, uma vez que ventilam pela parte traseira do móvel.

Apenas deverá deixar ventilação atrás do móvel, respeitando as medidas que aparecem nas instruções de instalação: - deixar 65 mm desde a parte superior da placa até à parte superior da gaveta.

- fazer uma abertura no painel traseiro do móvel com 45 mm de altura*, 300 mm de largura para placas modulares, 550 mm para placas de 60 e 80 cm e 820 mm para placas de 90 cm.

- a distância entre o painel traseiro e a parede deverá ser, pelo menos, 20 mm. Com esta instalação, garante-se a correta ventilação, podendo-se colocar uma gaveta por baixo da placa de indução, sem necessidade de deixar espaço à frente.

Que ventilação é necessária deixar se quiser instalar uma placa de indução sobre uma máquina de lavar loiça?

A contínua evolução da tecnologia de indução e as máquinas de lavar loiça Balay permitem combinar a instalação de ambos. Apenas deverá ter em conta, para assegurar uma correta ventilação e funcionamento da placa de indução, as seguintes indicações que aparecem nas instruções de instalação: - instalar a folha de isolamento para proteger a eletrónica da entrada de vapores. Adquirir através no nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740. As suas referência são: 680503 para placas de 90cm, 680502 para placas de 80/60cm, ref. corretas 00686416 e 00686001 respetivamente 476610 para indução mista de 60cm, 448964 para indução modular 30cm. - ter em conta que 65 mm na parte frontal, desde a superfície da placa até a parte superior da máquina de lavar loiça de livre instalação, ou da porta do móvel no caso de máquinas de lavar loiça de integrar. - assegurar 20 mm de espaço livre na parte traseira entre a parte superior das máquinas de lavar loiça e a parte inferior da placa, para a correta ventilação.

Que ventilação é necessária deixar se quiser instalar uma placa de indução sobre um forno?

Não é necessário deixar ventilação à frente. Apenas deverá deixar ventilação atrás do móvel, respeitando as medidas que aparecem nas instruções de instalação: -

- fazer uma abertura no painel traseiro do móvel com 45 mm de altura, 300 mm de largura para placas modulares, 550 mm para placas de 60 e 80 cm e 820 mm para placas de 90 cm.

- a distância entre o painel traseiro e a parede deverá ser, pelo menos, 20 mm. Com esta instalação garante-se uma correta ventilação sempre e quando o forno tenha uma ventilação forçada e seja da mesma marca.

Que poderá ocorrer se for feita uma má instalação da placa de indução?

Uma instalação incorreta do eletrodoméstico pode provocar um aquecimento excessivo dos circuitos. Se esta situação acontecer, produz-se uma redução automática da potência fornecida. Quando a temperatura volta aos seus níveis habituais, o sistema recupera automaticamente.

Por isso, recomendamos uma revisão da instalação do aparelho, em particular da ventilação frontal. Não se trata de uma avaria mas evitará problemas desnecessários.

Apesar das placas Balay terem um sistema de fácil instalação, pode sempre contactar o nosso Serviço Técnico Oficial e comprovar se está tudo correto. Poderá contactar-nos através do nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740

Como poupar energia com uma placa de indução?

Se quer poupar energia, a primeira recordação será utilizar recipientes com base grossa e lisa. Recipientes irregulares prologam de forma desnecessária o tempo de confeção. Para além disso, utilize recipientes de dimensão adequada aos alimentos que irá cozinhar.

Que precauções deverei ter em conta quando utilizo a placa?

O fundo dos recipientes deverá ser liso para não riscar a placa. Não se deve preparar nenhum alimento em recipientes de alumínio ou plástico. Se utilizar este material na sua placa, poderá estragar o vidro e perder a garantia. A base dos recipientes, assim como as zonas de confeção que se vão utilizar deverão estar limpas e secas antes de serem utilizadas.

Com a placa ligada oiço um ruído de circulação de ar. Terá alguma fuga?

A placa leva um ventilador que se liga automaticamente dependendo da temperatura interior. É normal qie oiça ruídos de circulação de ar. O seu ligar ou desligar está dependente da temperatura da placa.

A placa de indução pode criar campos magnéticos prejudiciais à saúde?

Não. Os eletrodomésticos com indução são testados de forma regular e todos cumprem os requisitos da Organização Mundial de Saúde (OMS), superando até os limites legais estabelecidos. Estes requisitos representam os máximos valores e o compromisso do seu cumprimento é sinónimo de proteção e, portanto, uma garantia de segurança para crianças. Com uma utilização adequada e respeitando a informação do livro de instruções, a placa de indução pode ser utilizada sem preocupações.

Existem riscos de utilizar a placa de indução durante a gravidez?

Não, pelo mesmo motivo exposto na pergunta anterior. As placas de indução Balay são seguras e o cumprimento dos requisitos legais por parte do fabricante é uma garantia para as mulheres grávidas e filhos.

Porque se escutam ruídos ao cozinhar a placa de indução?

Para arrefecer os componentes eletrónicos que se encontram por baixo do vidro existe um ventilador que se pode ativar durante o funcionamento da placa. Fica ativo até que a placa atinja a temperatura adequada e, depois, desliga-se automaticamente. Dependendo do tipo e do material dos recipientes, nos níveis de potência mais elevados, podem ouvir-se outros sons como zumbidos ou assobios. Se a potência voltar a reduzir após a ebulição, estes sons serão praticamente inaudíveis. Nos níveis inferiores de potência, simplesmente ouvirá um ligeiro click produzido pelos componentes eletrónicos.

É normal que se produza ruído em determinados recipientes?

Sim, é normal. Dependendo da construção do recipiente, podem surgir alguns ruídos ou vibrações, os quais são considerados normais e não indicam que se trate de uma avaria.

Contactar a Balay

Contactar a Balay

Dias úteis das 08h30 às 20h00 e sábados (exceto feriados) das 09h00 às 18h00. 214 250 740

Onde comprar

Onde comprar

Quer saber quais são as lojas mais próximas?