Utilização de Cookies

O nosso website utiliza cookies, o que permite a recolha de informação anónima que nos ajuda a melhorar a performance do nosso site.

Ignore esta mensagem caso queira continuar.

Perguntas frequentes sobre máquinas de lavar roupa

FAQS Máquinas de lavar roupa

A sua máquina de lavar roupa pode fazer muitas coisas por si, mas não pode retirar todas as suas dúvidas em relação à sua utilização. Para que possa conhecer todos os seus detalhes e aproveitar a máquina ao máximo, colocamos aqui as dúvidas mais comuns de utilização da máquina.

Que quantidade de detergente devo usar?

Recomendamos que utilize a dose indicada na embalagem. No entanto, deve ter em conta a quantidade de roupa, a sujidade e o grau de dureza da água. Por exemplo, se coloca na máquina de lavar roupa menos roupa e com pouca sujidade, é possível que possa reduzir a quantidade recomendada de detergente.

É importante não utilizar mais detergente que o necessário pois é uma ação que tem efeitos sobre o meio ambiente e sobre os resultados de lavagem. Uma quantidade excessiva de espuma dificulta a tarefa da máquina de lavar roupa, impedindo o movimento da roupa. Para além disso, a sua máquina de lavar roupa terá que fazer enxaguamentos adicionais para eliminar a espuma, o que supõe a utilização de mais água.

Atualmente existem alguns modelos que incluem sensores para dosificar corretamente a quantidade de detergente e amaciador necessários numa lavagem. É um trabalho feito automaticamente pela máquina. Também o irá avisar quando for necessário voltar a encher os depósitos.

Posso utilizar qualquer detergente?

Recomendamos utilizar unicamente detergente para máquinas de lavar roupa. Para lavar lãs e tecidos delicados, recomendamos a utilização de detergentes especiais. Pode utilizar tanto detergente em pó como líquido. Ambas as opções pode aplicar diretamente no tambor ou na gaveta de detergente.

Em que situação se desaconselha a colocação direta do detergente no tambor?

Quando pretende utilizar a função pré-lavagem. Se selecionar esta opção, é desaconselhável colocar o detergente diretamente no tambor, uma vez que nesta fase se gastaria toda a dosagem, não restando nada para a fase de lavagem.

Que devo fazer se ficam restos de água e detergente na gaveta?

Poderá evitar esta situação de forma fácil: limpar e secar a gaveta antes de colocar a dose recomendada para cada lavagem. Caso fique água na gaveta poderá reduzir a pressão de entrada de água porque poderá ser excessiva.

Que tipo de detergente deverei utilizar?

Os mais económicos são os detergentes em pó, que são também os mais eficazes contra nódoas resistentes. Têm menos aditivos que os detergentes líquidos, contibuindo para gerar um menor impacto no meio ambiente. Por outo lado, o detergente liquido é mais fácil de utilizar, as embalagens são mais pequenas e dissolve-se melhor a qualquer temperatura.

• Para roupa branca de tecidos resistentes de linho ou algodão recomenda-se utilizar detergente normal.

• O detergente para roupa de cor, que não tenha lexívia nem branqueadores, é apropriado para roupa de cor de linho ou algodão.

• O detergente para roupa delicada sem branqueadores é recomendado para roupa de cor de tecidos delicados ou sintéticos.

• O detergente para roupa delicada é o que deverá utilizar para tecidos delicados, seda ou viscose.

• Os detergentes ecológicos são cada vez mais frequentes no mercado. São de origem vegetal e respeitam o meio ambiente, sem perder a sua efetividade. Alguns têm certeficado ecológico.

Que programas de lavagem devo escolher?

Por um lado estão os programas convencionais, que irá utilizar para lavar algodão, sintéticos, mix, delicados/seda, lã, etc. No entanto, as máquinas de lavar roupa incluem outros programas que podem ser muito úteis:

Higiene Plus:indicado para peles sensíveis, uma vez que elimina eficazmente os gemes e as bactérias da roupa. Utiliza um ciclo de lavagem a elevadas temperaturas.

Express: adequado quando precisa que a lavagem seja rápida. Apesar do seu nome, inclui lavagem, enxaguamento e centrifugação.

Camisas: com centrifugação a baixas rotações, este programa é perfeito para reduzir os vincos em camisas.

Anti-nódoas: o programa que precisa para eliminar as nódoas mais resistentes provocadas por vinho, azeite, tomate, relva ou lama. A máquina de lavar roupa adapta o ciclo e a temperatura para atuar neste tipo de nódoas.

Microfibras: indicado para roupa outdoor, como "gore tex" Sempre com a máxima garantia.

Roupa escura: perfeito para a lavagem de tecidos escuros de algodão, gangas e tecidos sintéticos.

Almofadas: se queremos lavar enchimentos como almofadas ou edredãos, este é o programa que deverá escolher.

Cortinas: com esta opção pode lavar até 3,5 kg de cortinas, com centrifugação a baixas rotações para evitar que se formem vincos.

Programa retira cotão: este programa destina-se a contribuir para a correta manutenção da sua máquina de lavar roupa.

Pré-lavagem: pode ser combinado com os restantes programas, sempre que não sejam os de lã, anti-alergias ou rápidos.

Noturno: um programa muito útil por ser especialmente silencioso. Pode ser utilizado á noite para lavar tecidos de algodão, linho, sintéticos ou mistos.

É possível lavar todo o tipo de roupa na mesma lavagem?

Não. O melhor é lavar tecidos de cor e brancos em separado. Para além disso, deverá ter em conta que a roupa nova de cor pode debotar na primeira lavagem. Assim, deverá lavar estas peças sozinhas na primeira vez.

Em relação às peças de roupa pequenas, como meias ou lingerie, recomendamos que sejam colocadas num saco dentro da máquina de lavar roupa. É a melhor forma de lavar este tipo de roupa. Não deverá sobrecarregar a máquina, uma vez que afeta de forma importante a sua performance.

Que mais deverei ter em atenção quando coloco a roupa na máquina?

Faça uma revisão à roupa que vai colocar na máquina para que não haja nada nos bolsos, principalmente objetos metálicos. Feche os fechos, ate os cintos compridos dos vestidos e remova os ganchos das cortinas para evitar que se soltem e bloqueiem a bomba de drenagem.

Também deveria colocar a roupa do avesso e ter especial atenção aos aros de sutiens que, caso se desprendam, poderão provocar danos na máquina de lavar roupa.

Que poderei fazer para eliminar as nódoas mais difíceis?

Aconselhamos a tratar ou eliminar as nódoas difíceis como fruta, vinho ou relva quando acontecem e antes da lavagem, sempre que possível. Como fazer?

Graxa: embeba a nódoa em aguarrás e lave com água e sabão.

Desbotado: ferva a roupa com água e casca de ovo.

Erva: limpar a nódoa com um algodão embebido em álcool.

Verniz de unhas: limpar com algodão e acetona.

Pintura: de acordo com o tipo de tinta, poderá limpar com dissolvente, aguarrás ou álcool.

Sangue: limpe com um algodão com água oxigenada não muito concentrada.

Tinta de esferográfica: limpar a nódoa com um algodão embebido em álcool.

Roupa amarelada: lavar com água quente e utilizar um produto específico para eliminar o calcário da água.

Como eliminar o mau odor da roupa?

Manter limpo o filtro da máquina de lavar roupa é fundamental para eliminar o mau odor da roupa. Acumula-se muita sujidade no filtro e pode deixar um odor desagradável na sua roupa. Outra opção será fazer o programa de limpeza do tambor ou uma lavagem a 90ºC sem roupa.

Se a roupa tem mau cheiro antes da lavagem, poderá colocá-la na máquina de secar roupa e utilizar o programa vapor para eliminar o odor.

Como retirar a cheiro a humidade da roupa?

Para evitar o odor a humidade na roupa deverá retirar a roupa da máquina assim que acabe o programa. Se não poder retirar a roupa da máquina após o fim do programa, deverá utilizar o fim diferido. Se quer retirar a humidade após o ciclo de secagem, utilize o ajuste fino da secagem.

Como limpar a máquina de lavar roupa?

Utilizando o programa "limpeza do tambor" poderá limpar facilmente a sua máquina de lavar roupa Balay. Também o poderá fazer com um ciclo de lavagem a 90ºC sem colocar roupa ou detergente. Recomendamos também deixar sempre o óculo entreaberto para ventilar o interior do tambor e limpar com frequência o filtro e a gaveta de detergente.

Poderá adquirir produtos específicos de limpeza através do nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740.

Como remover mofo da máquina de lavar roupa?

Mesmo existindo produtos específicos para a sua limpeza, a máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico que está continuamente em contacto com a água, pelo que recomendamos seguir indicações específicas. Poderá secar a borracha com um pano e assim evitar que crie bolor.

A máquina de lavar roupa não centrifuga. Qual é o problema?

Se a máquina de lavar roupa não centrifuga, pode dever-se a várias situações: demasiada roupa no tambor ou selecionada a opção "flot". Caso não seja nenhuma destas opções, deverá consultar o nosso Serviço Técnico Oficial.

Como mudar a borracha da máquina de lavar roupa?

Recomendamos que contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do214 250 740 que se irá encarregar de mudar a borracha.

Não vejo água no tambor. A entrada de água está bem regulada?

Pode estar tranquilo, não é uma avaria. Atualmente as máquinas de lavar roupa são cada vez mais ecológicas e utilizam menos quantidade de água para obter os mesmos resultados. Em alguns casos, verá que o nível da água nem chega à parte inferior do óculo.

A máquina de lavar roupa vibra e faz muito ruído quando está a funcionar. Está avariada?

Primeiro verifique se retirou os travões da máquina de lavar roupa, situados na parte traseira da mesma. No caso de terem sido retirados, assegure-se que a máquina não está em contacto com móveis ou alguma parede e que os pés estejam regulados. Se o problema persistir, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740.

Não entra água. Está avariada?

Verifique se a torneira não está fechada, se o tubo de entrada de água não está dobrado e que a pressão da água é adequada, se não está fraca.

Se verificar tudo isto e a máquina de lavar roupa apresentar o mesmo problema, contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do 214 250 740.

É normal ouvir ruídos nas bombas de drenagem?

Sim, não é nenhuma avaria. São ruídos característicos da entrada da bomba de drenagem. No entanto, é possível que se tenha alojado algum objeto. Se isto ocorreu, poderá retirar limpando o filtro.

O motor assobia ao centrifugar. Está avariado?

Não, não está avariado. Ouvir um som similar a um assobio é normal na centrifugação. Nas máquinas de lavar roupa com motor ExtraSilêncio prescinde-se das escovas do motor, eliminando o atrito e reduzindo significativamente a potência sonora.

A máquina de lavar roupa para durante o ciclo de lavagem. A que se deve?

Verifique se não foi cortada a alimentação à corrente elétrica e à entrada de água.

Posso consultar o manual de instruções na página web?

Sim, pode consultar. Na nossa página web pode facilmente fazer o download do manual de instruções da sua máquina de lavar roupa Balay, onde se indicam as características de cada modelo.

Também o poderá fazer procurando o modelo da sua máquina de lavar roupa (E-Nr) nesta página .

A máquina de lavar roupa tem uma altura maior que a minha bancada. Como poderei colocá-la?

Sim, dependendo do modelo, a máquina de lavar roupa tem uma tampa removível. Pode retirar facilmente e substituir por uma chapa protetora, disponível através do nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740.

A máquina de lavar roupa não liga e não funciona. Que posso fazer?

Para resolver este problema pode contactar o nosso Serviço Técnico Oficial, no entanto recomendamos que faça antes algumas verificações. A ficha pode estar mal ligada, pode ter havido um corte de energia, está algum fusível queimado ou o botão de arranque não está pressionado. Comprove também que a porta está bem fechada.

Se o problema persistir, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740.

A luz piloto está intermitente mas o programa não arranca. A que se deve?

Provavelmente deve-se ao óculo mal fechado ou alguma peça de roupa presa.

Se a luz do piloto está ativa e não entra água ou não arrasta o detergente, comprove se a torneira está aberta e que os filtros na alimentação de água não estão sujos.

Se verificar tudo isto e a máquina de lavar roupa apresentar o mesmo problema, contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do 214 250 740.

É normal que o programa de lavagem seja muito prolongado?

Sim, é normal. A explicação é fácil: as máquinas de lavar roupa atuais consomem menos energia e água mas, para o conseguirem, demoram mais tempo a lavar. Alguns modelos têm um sistema de medição de espuma e sujidade. Se no último enxaguamento notar que ainda não está bem, adiciona mais um enxaguamento, mesmo que não o tenha programado previamente.

Em algumas ocasiões, a máquina de lavar roupa repete várias vezes o ciclo de centrifugação. Está avariada?

Não está avariada. Em alguns modelos eletrónicos, o sistema de controlo de equilíbrio deteta um desiquilíbrio e tenta eliminá-lo repetindo a centrifugação.

O controlo do programador e as funções adicionais não respondem. O que deverei fazer?

Recomendamos que verifique se está ativada a segurança para crianças. Para desativar, consulte o manual de instruções.

O que fazer se o óculo não abrir?

Em primeiro lugar verifique que não tem selecionada a tecla "flot". No caso de estar ativada, selecione a função de centrifugação adicional ou de drenagem de água.

Também poderá ocorrer que o mecanismo de segurança tenha bloqueado ao tentar abrir o óculo antes do tempo de espera - que é de aproximadamente 2 minutos após terminar o programa.

Neste caso deverá esperar dois ou três minutos e se, passado este tempo, continuar sem abrir, empurre ligeiramente o fecho para desbloquar o sistema de segurança.

Se o problema persistir, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740.

A máquina de lavar roupa está cheia de água e não desagua. Que posso fazer para retirar a roupa?

Em primeiro lugar deverá desligar a máquina e esperar que a água arrefeça para evitar danos. De seguida coloque um recipiente por baixo do filtro e retire, pouco a pouco, o filtro sem o tirar por completo. Quando o recipiente estiver cheio, feche e esvazie a água. Repita este operação até que não saia água da máquina. Verifique se o filtro está obstruído, uma vez que é provável que seja essa a causa do problema.

Que deverei fazer para prolongar a vida útil da minha máquina de lavar roupa?

Para prevenir avarias que nos provocam perda de tempo, o melhor é fazer uam manutenção regular à máquina. Recomendamos limpar regularmente a superfície externa e o óculo interno da máquina com pano suave, ligeiramente humedecido. Nunca utilize detergentes abrasivos ou ácidos para limpar a sua máquina de lavar roupa Balay. As juntas herméticas da porta devem ser limpas com uma esponja húmida.

Aconselhamos também a limpeza periódica da gaveta de detergente. Retire-a da máquina e limpe bem todos os compartimentos, assim como o interior e a parte fixa que fica dentro da máquina.

Também é importante limpar o filtro, uma vez que ficam presas muitas fibras da roupa.

Por último, recomendamos que faça uma limpeza na entrada de água quando nota que esta fica mais lenta. Para isso, desenrosque o tubo de entrada de água e retire os filtros para limpar. Algumas máquinas têm um novo programa para limpar o tambor e os tubos, que deverá utilizar quando a máquina o indicar no painel.

Poderá adquirir produtos específicos de limpeza através do nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740.

Como posso otimizar a utilização da máquina de lavar roupa e proteger o meio ambiente?

Sempre que o tipo de roupa e grau de sujidade o permitiam, poderá utilizar um programa de lavagem a baixas temperaturas, reduzindo assim o consumo de energia e água. Utilize os programas de pré-lavagem apenas quando a roupa estiver muito suja. Desta forma poupa água, energia e detergente. Também poderá aproveitar os dias de sol para secar a roupa ao ar.

Muito frio pode prejudicar a máquina de lavar roupa?

Poderá ser um problema se a sua máquina não se encontrar num lugar protegido das temperaturas. nesta caso deverá deixar a máquina sem água para evitar ruturas pelo gelo. Retire a água da máquina de lavar roupa pela saída do filtro. Para esvaziar a água do tubo de entrada, feche a torneira, solte o tubo e verta a água que se encontra no seu interior.

A roupa não sai limpa. Porquê?

Talvez seja devido a excesso de detergente. Experimente colocar menos quantidade. No caso de utilizar detergente em pó, recomendamos lavar a um mínimo de 30ºC para que se dissolva corretamente.

Para roupa mutio suja, recomendamos a utilização de programas de algodão resistentes. Os programas devem ser adequados ao tipo de sujidade. Nódoas difíceis, é recomendável tratá-las antes da lavagem. Para roupa muito suja, recomendamos a utilização da pré-lavagem.

Os programas devem ser adequados ao tipo de sujidade. Nódoas difíceis, é recomendável tratá-las antes da lavagem.

Como evitar que o amaciador fique na gaveta?

Deverá diluir o amaciador em água antes de o colocar na gaveta de detergente para que não fique tão concentrado. Também deverá verificar que os tubos do compartimento do amaciador estão completamente limpos e colocados corretamente e, por último, não deverá ultrapassar a marca do nível de doseamento.

Qual a duração normal do ciclo de lavagem?

As nossas máquinas de lavar roupa são ecológicas e os programas estão desenhados para poupar água e eletricidade. Os programas para cada tipo de tecido têm estabelecida uma duração aproximada (ver manual de instruções). Esta duração pode variar em função do grau de sujidade e da quantidade de roupa, do tipo e quantidade de detergente utilizado e das funções adicionais utilizadas. Recomendamos não colocar detergente a mais e seguir os conselhos de carga de roupa para cada programa.

A duração do programa altera-se durante o mesmo. É normal?

O tempo dos programas pode variar de acordo com a distribuição da roupa no tambor e da quantidade de detergente utilizado. Desta forma é possível que se produzam ajustes na duração do programa. Recomendamos não colocar detergente a mais e seguir os conselhos de carga de roupa para cada programa.

Como resolver perdas de água da máquina de lavar roupa?

Verifique bem se tanto a mangueira de admissão como a de drenagem estão bem ajustadas. Veja também o filtro da bomba de drenagem.

A roupa sai demasiado húmida. É normal?

Verifique se selecionou a função sem centrifugação final ou menos ferro. Também poderá ser que o sistema de controlo da centrifugação tenha interrompido a centrifugação para proteger a sua máquina de lavar roupa de uma distribuição não uniforme da roupa. Recomendamos distribuir no tambor as peças peças grande e pequenas.

Verifique também se selecionou uma velocidade de centrifugação muito baixa. Na maioria das situações é suficiente aumentar a centrifugação para que a roupa saia menos húmida. E lembre-se de não ultrapassar a carga recomendada para cada programa para obter os resultados ótimos de lavagem.

Contactar a Balay

Contactar a Balay

Dias úteis das 08h30 às 20h00 e sábados (exceto feriados) das 09h00 às 18h00. 214 250 740

Onde comprar

Onde comprar

Quer saber quais são as lojas mais próximas?