Utilização de Cookies

O nosso website utiliza cookies, o que permite a recolha de informação anónima que nos ajuda a melhorar a performance do nosso site.

Ignore esta mensagem caso queira continuar.

FAQ sobre máquinas de lavar loiça

FAQ máquinas de lavar loiça

As máquinas de lavar loiça Balay estão pensadas para deixar a sua loiça a brilhar. Para conseguir retirar o máximo proveito no dia a dia deverá conhecer bem a sua máquina de lavar loiça. Aqui explicamos alguns detalhes da sua máquina de lavar loiça e damos resposta a algumas dúvidas que possam surgir.

A máquina de lavar loiça não cabe por baixo da bancada. Pode retirar-se a tampa superior?

Sim, a tampa superior retira-se com facilidade pressionando com a mão as duas guias na parte da frente da máquina.

Após acabar o programa fica água dentro da máquina. Como evitar que isto aconteça?

Se, depois da lavagem ficar água no interior da cuba da máquina de lavar loiça, deverá verificar se o tubo de drenagem não está obstruído ou dobrado. Verifique também os filtros pois estes são muitas vezes a causa da máquina não drenar de forma correta.

Nos modelos eletrónicos deverá ter em conta que é necessário esperar que o programa finalize completamente. Se abrir a máquina de lavar loiça antes do tempo, o programa para sem que tenha sido feita a drenagem final.

Antes de serem colocados na máquina, os pratos devem ser passados por água?

Não. para utilizar corretamente a máquina de lavar loiça não deverá passar os pratos por água antes de os colocar na máquina. É suficiente que retire os restos de comida sólida. De outra forma, será consumida água sem que seja necessário uma vez que a máquina de lavar loiça elimina os restos e lava a loiça.

Quantos pratos podem ser lavados em cada lavagem?

O tamanho da máquina de lavar loiça é que determina a sua capacidade. Os modelos de 60 cm têm uma capacidade de até 14 serviços. Quando falamos de serviços estamos a referir-nos à quantidade de loiça que necessitamos para uma refeição por pessoa. Um copo, um prato fundo, um prato raso, um prato de sobremesa, uma colher, um garfo, uma faca, ... Esta quantidade é multiplicada por 14 e assim se obtém o que cabe habitualmente numa máquina de lavar loiça, ainda que a quantidade esteja sempre dependente de cada eletrodoméstico.

Que programa e funções de lavagem têm as máquinas de lavar loiça?

Alguns modelos de máquinas de lavar loiça têm até oito programas de lavagem, cada um com temperatura e duração própria. Os mais comuns:

Normal ou automática Normal 45-65º: este é o programa de lavagem mais vezes utilizado quando se lava a loiça todos os dias. É o programa recomendado para a loiça de utilização diária.

Função meia carga: se não são muitos em casa, com esta função poderá lavar a sua loiça sem esperar que a máquina esteja cheia. Pode reduzir até 20% o consumo de água, energia, detergente e tempo apenas pressionando uma tecla.

Zona intensiva: serve para regular por zonas a pressão e temperatura de lavagem. Com este programa pode lavar à vez

Higiene plus: o programa que garante uma higiene total, capaz de eliminar qualquer bactéria. É o programa que deverá utilizar para lavar tábuas de cortar, facas de cozinha ou utensílios de bebé.

Função VarioSpeed: a função que permite reduzir a duração do funcionamento dos programas de lavagem em aproximadamente 20% a 66%. Com o objetivo de assegurar resultar ótimos de lavagem e secagem de loiça quando seleciona esta função, o consumo de energia aumenta. Pode ativar esta função com todos os programas, com exceção do noturno, pré-lavagem e rápido.

Como deve ser colocada a loiça?

Antes de colocar a loiça no eletrodoméstico, deverá eliminar o resto de alimentos sólidos sem necessidade de a passar por água.

Coloque as chávenas e copos no cesto superior virados para baixo.

Coloque os pratos no cesto inferior da máquina de lavar loiça de forma vertical e coloque os que estão mais sujos perto do braço aspersor. Se precisa colocar panelas, vire-as para baixo no cesto inferior.

Se a sua máquina de lavar loiça não tem bandeja para talheres, coloque-os no cesto com a superfície utilizável virada para cima.

Que tipo de loiça é recomendável lavar na máquina de lavar loiça?

Não recomendamos a lavagem de loiça de madeira já que podem perder a sua cor. Também não deverá colocar loiça decorada, antiga ou valiosa.

Ficam restos de comida na loiça. O que pode ser feito?

Para que não fiquem restos de comida nos pratos, estes devem ser colocados corretamente. Se, ainda assim, ficarem restos, pode ter diversas causas:

É possível que tenha colocado demasiada loiça na máquina e detergente insuficiente.

O programa selecionado não era o indicado para a carga da máquina de lavar loiça.

Verifique que nenhuma peça mal colocada está a impedir os movimentos dos braços de aspersão.

Os orifícios por onde sai a água nos braços de aspersão estão obstruídos ou os filtros estão colocados incorretamente. Para a correta limpeza dos mesmos, por favor veja as indicações no livro de instruções.

Porque ficam os copos opacos?

Para evitar que os copos apresentem um aspeto baço após a lavagem, deverá adicionar abrilhantador ou verificar a dosagem para que esta seja adequada. Se o problema persistir, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740.

As manchas de chá ou batom não desaparecem completamente.

Isto pode acontecer se não utilizou um detergente com agente branqueador ou porque escolheu um programa com temperatura insuficiente para o nível de sujidade.

Os talheres ficam com manchas oxidadas. É normal?

Se isto acontece, é possível que haja excessiva quantidade de sal descalcificador na água de lavagem, ou que a tampa do depósito de sal não esteja corretamente fechada.

Que tipo de detergente deverá ser utilizado?

Pode utilizar qualquer detergente indicado para máquinas de lavar loiça, quer seja liquido, em pó ou em pastilhas. Nunca utilize o detergente liquido para a lavagem manual.

Os detergentes podem desempenhar as suas funções apenas até um certo grau de dureza da água. Acima deste valor deverá acrescentar sal e abrilhantador.

Porque não se dissolve a pastilha de detergente?

Se a pastilha de detergente não se dissolveu bem, o mais provável será que o detergente utilizado não seja o mais adequado para o programa selecionado. Por exemplo, não aconselhamos a utilização de pastilhas de detergente para os programas rápidos, uma vez que lavam a temperaturas mais baixas e a pastilha não chega a dissolver-se. Nestes casos é preferível a utilização de detergentes líquidos.

Também pode acontecer que a pastilha não se dissolva quando algum objeto impede que a gaveta de detergente se abra durante a lavagem.

Após concluir a lavagem ficam restos de detergente no depósito. Porquê?

Isto ocorre quando se coloca o detergente numa gaveta húmida. A gaveta deve estar bem seca antes de se colocar o detergente.

O que fazer caso se forme muita espuma?

Forma-se muita espuma quando se coloca uma quantidade excessiva de detergente. Também poderá acontecer se a tampa do abrilhantador não estiver bem fechada.

Para que serve o sal nas máquinas de lavar loiça?

O sal é necessário em qualquer lavagem na máquina de lavar loiça, especialmente se a água da sua zona tem muito calcário. Com o sal evita-se a produção de manchas de calcário na loiça ou a incrustação no interior do aparelho. Na maioria dos modelos de máquinas de lavar loiça, acende-se um aviso de reposição de sal e abrilhantador. É importante encher os depósitos quando vir este aviso. Só assim conseguirá uma ótima lavagem e secagem.

Pode ser utilizado o sal de cozinhar nas máquinas de lavar loiça?

Não, nunca. Deverá sempre utilizar sal específico para máquinas de lavar loiça. Este é maior que o sal comum e não tem resíduos que possam danificar o interior do eletrodoméstico. Tenha em consideração que o sal de cozinha também danifica o descalcificador.

Como colocar sal na máquina de lavar loiça?

É muito fácil. Apenas deverá desenroscar a tampa do depósito girando no sentido da direita para a esquerda. Uma vez aberto, encha o depósito com o funil que vem com a sua máquina de lavar loiça. Antes de colocar novamente a tampa, verifique que não existem restos de sal fora do depósito.

Para que serve o abrilhantador?

O abrilhantador é necessário para que a loiça fique brilhante. Facilita a secagem e impede a formação de manchas de água ou calcário na loiça. Na maioria dos modelos de máquinas de lavar loiça, acende-se um aviso de reposição de sal e abrilhantador. É importante encher os depósitos quando vir este aviso. Só assim conseguirá uma ótima lavagem e secagem.

Como se ajusta o dosificador de abrilhantador?

A posição habitual do regulador do dosificador do abrilhantador é a intermédia. Sai assim de fábrica e só deve ser modificado caso tenha manchas de calcário na loiça.

No primeiro caso, se se formarem véus de calcário, deverá colocar o dosificador numa posição mais baixa para aumentar a quantidade de abrilhantador em cada lavagem. Por outro lado, se se formarem manchas de calcário, deve fazer o contrário, ou seja, colocar o dosificador numa posição mais alta para aumentar a quantidade de abrilhantador em cada lavagem.

Como posso limpar a máquina de lavar loiça?

A melhor forma de manter a sua máquina de lavar loiça limpa é utilizá-la com frequência, no entanto não deve descurar outras situações. O filtro deve ser limpo a cada certo tempo. Se o faz com alguma frequência, o mais provável é que seja suficiente passá-lo por água corrente. De passou muito tempo entre a limpeza, deverá lavar o filtro com alguma dedicação.

Para além dos filtros, deverá limpar também os braços aspersores, evitando assim que a sujidade se espalhe por toda a loiça. Depois de fazer estes passos, pode utilizar os produtos específicos para limpar o interior da máquina de lavar loiça. Uma vez feitos estes passos, não deve esquecer limpar a gaveta de detergente e a superfície exterior da máquina de lavar loiça.

Através no nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740 pode adquirir produtos específicos de limpeza e manutenção que o ajudarão a prolongar a vida útil da sua máquina de lavar loiça.

Durante a lavagem, a máquina altera o tempo de duração do programa. A que se deve?

Quando seleciona o programa de lavagem, a máquina mostra o tempo de duração no visor, no entanto este tempo pode variar de acordo com a quantidade loiça ou sujidade. As máquinas de lavar loiça Balay dispõem de um dispositivo (Aquasensor) que, em função da turvação da água, adaptam a temperatura e o tempo do programa durante o ciclo de lavagem para otimizar consumos com os mesmos resultados de lavagem.

Ao ligar a máquina de lavar loiça o programa não avança. O que se passa?

Esta situação pode acontecer quando o fusível de instalação elétrica está defeituoso ou quando a torneira de entrada de água se encontra fechada. Antes de contactar com os nossos serviços técnicos verifique se o filtro da mangueira de água não está obstruído. Se não deteta falhas em nenhuma destas situações, contacte com o nosso Serviço Técnico Oficial através do telefone: 214 250 740.

Não entra água na máquina de lavar loiça. O que fazer?

Se não entra água na máquina de lavar loiça verifique se a torneira de entrada de água está aberta e se o filtro está limpo para deixar passar a água. Se tudo estiver correto, por favor contacte o nosso Serviço Técnico Oficial através do número 214 250 740.

O que é o Reset?

É uma função que têm as máquinas de lavar loiça para mudar o programa ou solucionar pequenas avarias. Esta função volta a restabelecer a configuração inicial da máquina de lavar loiça. Apenas tem que carregar na tecla de início por aproximadamente três segundos.

Como ajustar a máquina de lavar loiça Balay à dureza da água da sua zona?

A regulação do descalcificador realiza-se nas definições básicas da máquina de lavar loiça, explicado no livro de instruções da máquina. Deverá consultar antes o grau de dureza da água da sua zona.

Que que deve ser feito antes de utilizar a máquina de lavar loiça pela primeira vez?

Após colocar a máquina de lavar loiça no espaço que pretende, deve ligar o tubo de entrada de água e abrir a torneira; coloque também o tubo de saída de água no local de drenagem e ligue a máquina à corrente. A seguir, mas antes de a utilizar, adicione sal e abrilhantador nos depósitos correspondentes.

A máquina de lavar loiça pára durante o ciclo de lavagem. A que se deve?

Isto ocorre quando se corta a alimentação da corrente elétrica ou quando não chega água á máquina de lavar loiça.

O que é a função meia carga nas máquinas de lavar loiça Balay?

Esta função permite lavar pouca quantidade de loiça com consumos de água e eletricidade mais reduzidos. Para além disso, o tempo de lavam é reduzido.

Esta função não está disponível no programa rápido (ver informação de programas no manuald e instruções para mais informações).

O que é o sistema Aqua-Stop?

Aqua-Stop é uma função de segurança das máquinas de lavar loiça Balay que oferece proteção adicional em caso de emergência. O sistema incorpora uma dupla entrada de água, de forma a que, no caso de fugas, a água não sai do interior. Graças a esta proteção, minimizam-se ao máximo as possibilidades de fugas de água nas máquinas de lavar loiça.

A Balay incorpora uma garantia especial para este sistema.

Ruídos diferentes dos habituais. A que se devem?

Neste casos deverá reparar no tipo de som. Se é um som parecido com um assobio é perfeitamente normal. A zona que envolve a bomba emite um assobio. Se ouvir pancadas, deverá colocar melhor a loiça porque provavelmente o braço de aspersão está a bater na loiça. O mesmo se ouvir tilintar.

O que deve ser feito para prolongar a vida útil da máquina de lavar loiça?

Se realiza um controlo e manutenção regular da sua máquina de lavar loiça, estará a prevenir avarias. Desta forma poupa tempo e possíveis problemas. Deverá também limpar com frequência a superfície da máquina de lavar loiça, incluindo a porta, com um pano húmido, sem utilizar detergentes abrasivos ou ácidos.

Depois de cada lavagem, recomendamos também retirar o filtro e colocá-lo debaixo de água corrente. Também deverá limpar os braços aspersores, uma vez que o calcário é o responsável pela obstrução dos orifícios de saída de água.

Através no nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740 pode adquirir produtos específicos de limpeza e manutenção que o ajudarão a prolongar a vida útil da sua máquina de lavar loiça.

Deixar a máquina de lavar loiça inativa por um longo período de tempo. O que fazer?

Nestes casos recomendamos que faça duas lavagens consecutivas e que desligue a ficha da tomada. De seguida encha o depósito de abrilhantador e deixe a porta ligeiramente aberta. Para finalizar, feche a torneira de alimentação de água.

O que fazer se a máquina de lavar loiça ficou durante algum tempo inativa?

Antes de a utilizar novamente, aconselhamos que a ligue à corrente. Verifique se as mangueiras de água não estão obstruídas e deixe correr água por uns minutos. No fim, volte a colocar a mangueira de água e abra a torneira de água.

Odores na máquina de lavar loiça. Porque acontecem?

Odor a substância químicas no interior.

Se ao finalizar o ciclo de lavagem sentir um odor forte a detergente e, em particular, a abrilhantador no interior da máquina, aconselhamos que utilize outra marca de detergente ou de abrilhantador.

Odor a aparelho novo

Os materiais utilizados na máquina podem largar um certo odor enquanto esta é nova. Pode ficar tranquilo pois não se trata de nenhuma falha do aparelho.

Estes odores desaparecem após alguns ciclos de lavagem. Os materiais utilizados na máquina não supõem nenhum risco para a saúde.

Odor a mofo no interior

Provavelmente não utiliza a máquina de lavar loiça com muita frequência ou os programas não são suficientemente intensos.

Utilização pouco frequente: se deixar utensílios ou loiça suja na máquina de lavar loiça durante algum tempo (vários dias), os restos de comida deixarão um odor desagradável. Nestes casos também poderá utilizar o programa de pré-lavagem entre os ciclos de lavagem principais. Seleção de programas: utilize programas de lavagem intensivos para evitar que se formem depósitos no interior da máquina de lavar loiça.

Geral: utilize um produto específico para máquinas de lavar loiça para limpar o seu interior. Lembre-se que também poderá utilizar um ambientador para máquinas de lavar loiça.

Através no nosso Serviço Técnico Oficial: 214 250 740 pode adquirir produtos específicos de limpeza e manutenção que o ajudarão a prolongar a vida útil da sua máquina de lavar loiça.

Contactar a Balay

Contactar a Balay

Dias úteis das 08h30 às 20h00 e sábados (exceto feriados) das 09h00 às 18h00. 214 250 740

Onde comprar

Onde comprar

Quer saber quais são as lojas mais próximas?