Utilização de Cookies

O nosso website utiliza cookies, o que permite a recolha de informação anónima que nos ajuda a melhorar a performance do nosso site.

Ignore esta mensagem caso queira continuar.

FAQ sobre fornos

FAQ fornos

Com a Balay pode encontrar o forno que precisa. Cozinham sozinhos com a função "Auto Chef" e limpam-se eficazmente com a Pirólisis e Aqualisis. Na utilização diária podem surgir-lhe dúvidas técnicas ou sobre qualquer uma das funções. Aqui pode retirar todas as suas dúvidas.

Após a instalação do forno é necessário fazer alguma coisa antes de utilizá-lo pela primeira vez?

Sim, porque devido ao processo de fabrico é possível que o forno tenha sujidade. Recomendamos que primeiro faça um aquecimento à temperatura máxima, durante uma hora. Por favor, antes deste processo, retire do interior do forno todos os acessórios, exceto os tabuleiros.

O forno não funciona. O que pode ter acontecido?

Primeiro deverá verificar o fornecimento de energia, se este apresenta falhas, se não saltou o fusível limitador de potência ou se o relógio de programação se encontra na posição correta.

Durante a utilização do forno este desligou-se e apareceram as indicações E H. Que aconteceu? Está avariado?

Esta situação pode ocorrer nos fornos com módulo eletrónico de programação e controlo, caso esteja a funcionar por muito tempo e existir excesso de temperatura. Em princípio será apenas uma medida de segurança. Nesta situação, recomendamos que o deixe arrefecer e o volte a ligar.

No display surgiu a letra -U- e o forno desligou-se. O forno está avariado?

Não. Esta é outra medida de segurança dos fornos com módulo eletrónico de programação. Este sistema ativa-se quando o aparelho está em funcionamento por mais de quatro horas. Nestes casos basta que toque em qualquer tecla para que o mesmo volte a funcionar.

O forno funciona mas a luz interior não acende.

Esta situação pode acontecer caso a lâmpada esteja fundida ou mal enroscada.

Posso desligar a luz interior enquanto o forno estiver em funcionamento?

Alguns fornos funcionam com luz interior para poder vigiar constantemente o que estamos a cozinhar. O consumo destas lâmpadas é mínimo.

De vez em quando o piloto de controlo do termostato desliga-se durante o funcionamento do forno. Está avariado?

Não, o forno não está avariado. O piloto ilumina-se quando o forno está em funcionamento para que alcance a temperatura selecionada. Uma vez alcançada, o forno desliga-se até que, automaticamente, volte a ligar para manter a temperatura escolhida.

Ao utilizar a função Assar, as resistências não ficam vermelhas. O meu forno está avariado?

Não, não é uma avaria. O forno está feito por forma a que não seja necessário que as resistências fiquem vermelhas.

É normal que se produzam fumos ou vapores durante o funcionamento do forno?

Na primeira vez que se liga o forno é normal sentir um odor especial devido ao primeiro aquecimento do isolamento. Para além disso, em qualquer confeção de alimentos, assiste-se à evaporação dos líquidos que os alimentos contêm. Os fornos estão construídos de forma a eliminar estes vapores pela saída existente por baixo da pega da porta.

Se utilizou anteriormente o grelhador, é normal que sinta um cheiro a queimado e fumo. É perfeitamente normal.

Que devo fazer para limpar o exterior do aparelho?

Pode limpar o exterior do forno utilizando um pano húmido. No caso de apresentar um elevado grau de sujidade, pode adicionar uma gotas de detergente líquido à água. Depois seque bem com um pano seco.

Não deverá utilizar agentes de limpeza agressivos nem abrasivos. No caso destes produtos entrarem em contacto com a superfície do forno, deverá limpar imediatamente com água.

Para que fornos poderei utilizar um produto específico de limpeza?

Se o esmalte do forno for um esmalte normal - brilhante - poderá utilizar um produto específico para fornos, mas apenas para limpar as superfícies esmaltadas.

No caso de manchas resistentes, deverá aquecer o forno por dois minutos a 50ºC, sem nunca exceder este tempo, dado que o contrário poderia manchar o esmalte.

Como devo limpar a superfície em inox do forno?

Quando limpa inox, deverá fazê-lo no sentido dos veios e utilizar um produto de limpeza suave ou um produto próprio para inox num pano macio. Deve ser limpo a seco para evitar as manchas de água.

Não deverá utilizar produtos de limpeza que contenham cloro, dado ser corrosivo para este material. Para além disso, alguns produtos para inox têm efeitos negativos em outros materiais, pelo que deverá utilizar apenas nas superfícies indicadas.

Quando posso realizar uma limpeza catalítica?

Se o forno tem paredes de esmalte rugoso e mate, estas paredes têm um sistema de limpeza anti-gordura catalítica. É um processo realizado de forma contínua durante o funcionamento normal e especialmente nas posições mais altas do termostato e na função Assar.

Pode utilizar também uma escova macia ou um pano seco para o sujidade maior aderida ao esmalte.

O que é a autolimpeza pirolítica?

É uma função que tem alguns modelos e que falicita muito a limpeza do interior do forno. O forno é limpo de forma automática apenas ao premir um botão. O forno atinge temperaturas muito elevadas, convertendo a sujidade em cinzas que posteriormente poderá retirar facilmente com um pano.

Não é apenas o modo eficiente de limpar todo o forno, como também o mais cómodo. Alguns fornos também têm grelhas e railes que podem ser utilizados na limpeza pirolítica.

Posso utilizar produtos de limpeza com a função pirolítica?

Não, nunca utilize agente de limpeza para forno durante a função pirolítica do forno.

É preciso limpar as paredes Oxylitic?

O processo de limpeza Oxylitic realiza-se durante o processo normal de confeção. No entanto, se for necessária uma limpeza mais profunda, existem em alguns modelos de fornos Balay uma função especial - função Clean.

Qual a diferença entre porta carro e railes telescópicos?

Os fornos Balay com porta carro permitem extrair a porta do forno como uma gaveta, facilitando a sua abertura.

A própria manipulação dos alimentos que estão a ser cozinhados é muito mais fácil. Podemos adicionar líquidos ou simplesmente controlar o estado do assado sem necessidade de tocar nem puxar nenhum tabuleiro, uma vez que os suporte estão integrados na porta. O interior, é assim, totalmente liso, facilitando muito a sua limpeza.

Os fornos porta carro suportam um peso na porta de até 20 Kg. Para aproveitar ao máximo as suas vantagens, recomendamos a sua instalação por baixo da bancada ou em semi-coluna, sobre uma gaveta ou armário. Os railes telescópicos, disponíveis em alguns modelos dos nossos fornos Balay, dispõem de 4 filas de rolamentos em inox, o que permite uma estabilidade ótima, mesmo com desigual distribuição do peso no tabuleiro, um deslizamento silencioso, uma ótima circulação do ar e uma maior resistência e duração. Estes rolamentos deslizam sobre uma guia o que facilita a manipulação do tabuleiro. No entanto a abertura da porta do forno é convencional, abatível e não deslizante como nos sistemas de porta carro.

Que conselhos posso seguir para utilizar o forno de forma eficiente?

Os modelos mais adequados são os metálicos de cor escura ou esmaltados, visto que absorvem o calor particularmente bem.

Não pré-aqueça o forno em todas as utilizações. Faça-o apenas quando a receita assim o exigir. Em longos cozinhados, poderá desligar o forno uns 10 minutos antes de terminar o tempo previsto, aproveitando desta forma o calor residual para terminar de preparar os alimentos.

Onde posso adquirir peças de substituição originais para o forno?

A Balay fornece peças de substituição originais para o seu eletrodoméstico, mesmo vários anos após o fabrico. Aqui poderá encontrar informação sobre peças de substituição para os nossos eletrodomésticos Balay.

Como posso evitar que o forno tenha cheiros a alimentos preparados anteriormente?

Pode colocar algumas gotas de limão numa taça com água. Colocar uma colher na taça e aquecer a água durante um ou dois minutos na potência máxima.

Forma-se condensação fora do aparelho.

Isto poderá acontecer se o sistema de ventilação do seu forno não estiver a funcionar ou caso a porta do forno não esteja corretamente fechada. Nestes casos é necessário verificar que a instalação está de acordo com as instruções de montagem. Apenas os aparelhos com uma boa ventilação podem eliminar a humidade de forma eficaz. Deverá verificar também se a junta da porta não está danificada.

Contactar a Balay

Contactar a Balay

Dias úteis das 08h30 às 20h00 e sábados (exceto feriados) das 09h00 às 18h00. 214 250 740

Onde comprar

Onde comprar

Quer saber quais são as lojas mais próximas?